Cancelamento SulAmérica Odonto Empresarial – preparamos um tutorial com as seguintes opções:
- Como excluir um colaborador ou dependente.
- Como cancelar um contrato empresarial – ir para o final do artigo (CANCELAMENTO SULAMÉRICA ODONTO – CONTRATO EMPRESARIAL)
Boa leitura.
Como excluir um colaborador ou dependente?
- Colaborador ou Dependente(s):
- A rescisão contratual do colaborador demitido – (caso seja motivo de demissão)
- Formulário disponibilizado pela própria SulAmérica para fazer a exclusão
Clique Aqui e baixe o formulário. Também fica disponível no portal empresa, mas o cancelamento é por e-mail e não dentro do portal. Para uma gestão em saúde mais eficiente já deixamos o documento disponível de forma mais prática para não ter que acessar nenhum portal.
Como preencher o Formulário?
Vamos separar em 4 etapas a seguir.
ETAPA 1:
O Formulário não deve ter rassuras e deve ser assinado conforme documento do titular que está sendo excluído do plano. Conforme print abaixo marque com um X a opção 1 Exclusão e sempre leia as informações importantes destacadas no documento.

ETAPA 2:
Agora preencha o campo descrito como odonto, conforme print abaixo. Quanto mais informações melhor, mas caso não saiba todas essas informações, o campo NOME COMPLETO SEM ABREVIAÇÃO é obrigatório, Grau de parentesco (se é titular, filho, conjugue etc), Cód. Empresa (se não souber procure a corretora do seu plano ou ligue para 30031159). Os dados aqui devem ser da pessoa quem pretende cancelar, se for o titular e este tiver dependentes, seus dependentes serão excluídos automaticamente. Se for somente o dependente, preencher com os dados do dependente. O código de identificação é o código da carteirinha, que é uma informação fundalmental no caso de dependente.

ETAPA 3:
Para o Plano de Inativos, responda se o colabarador em questão que está sendo desligado contribuiu ou não com o plano odontológico marcando o quadrinho abaixo. Caso não tenha conhecimento do que é e como funciona o plano de inativos, consulte o argito PLANO DE INATIVOS ANS. Lá vai encontrar todas as informações sobre este assunto para orientar o ex-colaborador e ou caso ele tenha dúvidas.
Caso o colaborador queira continuar com o plano odontológico e ele contribuia com qualquer valor da mensalidade, será necessário pegar o termo de opção disponibilizado pela sulamérica odonto e preencher antes de dar continuidade neste processo.
Caso o colaborador não queira continuar no plano odontológico, marque a opção NÃO, mesmo que ele tenha contribuído, pois o plano de inativos é somente para quem quer continuar com o plano após sair da empresa.

Agora pule para o final do termo e date de assine o documento. O carimbo não é obrigatório.

ETAPA 4:
Encaminhar a rescição (se houver) e formulário para movimentacaofisicafilial.pme@sulamerica.com.br pedindo o cancelamento do beneficiário em questão e colocando o motivo. Lembrando que se o colaborador quiser continuar como inativo será necessário enviar também o termo junto aos documentos. O pedido deve ser feito 30 dias antes do vencimento da fatura para não ter cobrança. Caso o pedido seja feito dentro dos 30 dias, irá ser cobrado no próximo mês e somente no outro mês subsequente não terá mais a cobrança, portanto fique atento para entender se vai cobrar do colaborador o mês ou não.
Todo o processo será realizado e retornado sempre por e-mail.
Prazos:
O prazo para retorno conforme informado pela seguradora são de até 5 dias úteis por e-mail. Se caso a seguradora não responder dentro do prazo supracitado acima a empresa pode entrar em contato com o número de telefone 3003-1159 para verificar as informações e andamento junto a seguradora sulamérica.
#DICA DA FINA
Se o seu contrato empresarial tem mínimo de 3 pessoas e cancelar uma ou duas, irá pagar sempre o faturamento mínimo que são de 3 pessoas. Portanto verifique essa informação antes de cancelar, pois mesmo que cancele uma pessoa, caso fiquem 2 pessoas no contrato por exemplo a seguradora tem direito a cobrar pelo número mínimo exigido em contrato no ato da contratação do mesmo.
CANCELAR SULAMÉRICA ODONTO – CONTRATO EMPRESARIAL
O cancelamento sulamerica odonto empresarial do contrato é feito por e-mail e não em portal. Deverá ser enviado pelo responsável pela empresa para o e-mail cancelamento.pme@sulamerica.com.br:
- Cópia de RG ou CNH – sócio administrador que assina pela empresa.
- Formulário de cancelamento – Clique Aqui e baixe agora mesmo.
Em caso de quebra de contrato (24 meses) haverá cobrança de multa, já que o período de vigência do seguro/contrato é de 24 meses, conforme condições gerais.
Para o cancelamento é necessário o envio do formulário de cancelamento, devidamente preenchido assinado e carimbado, pelo representante legal da empresa. sem rassuras, com aviso prévio de 60 dias de antecedência ao cancelamento, o formulário deve ser enviado com uma cópia da CNH ou RG contendo a assinatura idêntica do responsável, não está sendo exigido o reconhecimento de firma neste momento.
Retorno da OPERADORA SULAMÉRICA em até 05 dias úteis via e-mail. Caso não tenha retorno entrar em contato por telefone no 3003-1159.